31 de out de 2013

Resenha - Trilogia Jogos Vorazes.

Olá,
  a resenha de hoje é especial, vou resenhar os 3 livros da trilogia Jogos Vorazes.

Jogos Vorazes


Autor: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco

Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha:

Que a sorte esteja sempre a seu favor. 

Jogos Vorazes se passa num futuro pós-apocalípitico, em que os Estados Unidos não existem mais, em seu lugar está Panem. A nação é governada pela capital e cercada por 12 distritos.
Após os distritos tentarem se rebelar a capital passa a transmitir um reality-show chamado Jogos Vorazes, para esse reality são escolhidos uma menina e um menino de cada distrito e esses são colocados em uma arena onde devem lutar e matar até que apenas um sobreviva.
Katniss Everdeen, uma jovem do distrito 12, é a responsável por alimentar sua família, especialmente depois da morte de seu pai e mesmo sabendo disso, após sua irmã ser sorteada para os jogos, ela se oferece como tributo e começa a ser preparada para os jogos e o pesadelo que  será sua vida.

Não há como negar: Jogos Vorazes é um livro violento, porém emocionante e até mesmo romantico. 
Suzanne soube levar a história de um jeito surpreendente, sua escrita e nerrativa são realmente ótimas.

Em Chamas


Autor: Suzanne Collins
Páginas: 413
Editora: Rocco

Sinopse:

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Resenha:
(Juro que tentei não dar muitos Spoilers.)

Toda revolução começa com uma faísca.

Os dois vencedores da 74ª edição dos jogos vorazes, como de costume, fazem sua turnê da vitória por todos os distritos de Panem. Durante essa turnê Katniss descobre que acabou acendendo uma fagulha entre os distritos de Panem com seu pequeno ato de héroismo durante o final da última edição dos jogos, que acabou incitando a rebelião em alguns distritos.
Snow está furioso e não pretende deixar que Katniss curta sua vida de vencedora. 

Envolvente e surpreendente, um final que deixa a todos de boca aberta e ansiosos pelo próximo livro.

A esperança


Autor: Suzanne Collins
Páginas: 424
Editora: Rocco

Sinopse:

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Resenha:
(Contém spoiler) 

A luta contra a capital continua.

Os vitoriosos são resgatados da arena do Massacre Quartenário. Peeta está nas mãos da capital. O distrito 12 está destruido.
O distrito 13 nunca foi subjulgado pela capital e agora acolhe os vitoriosos resgatados da arena e as pessoas que sobreviveram do distrito 12, um distrito com regras jamais questionadas e comando rigoroso de Coin.
A guerra em Panem se agrava e Snow está cada vez pior.
Katniss continuará lutando para sobreviver mesmo sem estar na arena.

De todos os livros esse é o mais brutal, a faísca que se iniciou no livro Em Chamas, finalmente atinge todos os distritos. Suzanne termina a trilogia de forma inesperada e mostra que nem tudo é belo no final. 










Um comentário:

  1. Oieee :)

    Então, sobre a trilogia, li apenas o primeiro, e amei *-*
    Está na minha Whishlist os outros, :)

    Gostei bastante das tuas resenhas, concordo com você, o liro tem várias partes violentas, mas romance também, acho que a autora soube balancear bem todas essas coisas.
    Acho o livro, como você, muitooo bem escrito!
    :)

    Tem resenha nova lá no blog, "bora" conferir?
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram