2 de fev de 2014

Jogando até a morte com a coluna vertebral!

Olá para todos, esta é a primeira vez que vocês estão me vendo por aqui então devo me apresentar. Eu sou o NDE, de onde veio este Nick? Ele é uma abreviação de NdeNoronha, que é auto explicativa, mas estarei ajudando aqueles que não entenderam com uma dica: O "N" é de Noronha... e sobre o título? O nome da minha coluna é "vertebral" e por isto este título estranho (som ao fundo de bateria), bom entrarei em mais detalhes depois.
Aposto que assim como eu, muitos vocês já leram um livro que lhe encantou tanto que decidiu procurar por qualquer outra obra que tivesse o mesmo gênero que o dele. Obviamente todos procuravam um livro, mas devido as minhas pesquisas eu descobri muitos outros tipos de obras que contem o mesmo gênero que o livro lido.
O primeiro livro que estarei comentando, não é o meu primeiro livro lido, porque eu mesmo esqueci qual foi já que quando eu era menor lia muitos livros infantis. Mas foi um livro em que o estilo me agradou um pouco, já que era minha primeira vez lendo algo do tipo. Estou falando de “Jogos Vorazes”.
Tirando o lado romântico do triângulo amoroso de Peeta, Gale e Katniss, a ação da batalha em que se ocorre em boa parte do livro e a tensão de descobrir em que vai vencer os jogos vorazes deixa muita gente sem fôlego e sem ação. Porém, a falta de visão dos outros competidores me deixou muito aborrecido, exemplo, como fora a luta entre o Cato e o Thresh? Para mim tinha muita coisa para melhorar mas não estou aqui para criticar (ainda), e sim compartilhar com vocês o que posso, ou seja, obras do gênero “todos contra um”.
Irei separar por tipos de obras, logo, não irei falar somente de livros  como também de filmes e outros. Começarei com um filme.
O filme que estarei falando é: Os Condenados!
Bela capa, já explica muita coisa não acham?

Este é um filme americano, dirigido por Scott Wiper, o filme retrata um reality show que é transmitido pela internet em que todos podem assistir presos condenados ao corredor da morte ser mandados para uma ilha comprada pelo produtor do show e matarem um aos outros. Se eles demoram muito fazer isto ou a audiência cai, mercenários são mandados para trazer um ânimo ao show. A história e os personagens são excelentes, por ser um tema mais adulto podemos ver claramente os quão sádicos eles podem ser e interesseiros, traições são comuns e diferentes de Jogos Vorazes, não se faz amizade lá dentro, como o caso de Katniss e Rue.  De fato é um ótimo filme e muito bem dirigido, no entanto, se você não suporta cenas fortes como tortura, estupros, mutilações e etc, não é recomendável ver.
O próximo assunto será um anime, sempre tem pessoas que gosta deste tipo desenho e até mesmo pessoas que nunca viram se começarem com o anime certo poderá começar a acompanhar este gênero. O anime que eu assisti e tem o mesmo gênero tratado neste artigo é o Btoom!
É um anime bem explosivo mesmo!

Adaptado de um mangá, Btoom retrata o ódio humano, diferentemente de Jogos Vorazes em que tudo se baseava em um sorteio e do filme Os Condenados em que deveria estar no corredor da morte, neste anime seu destino ficava na mão de outra pessoa, desde em votações ou até em convites. Como no caso do protagonista, a mãe dele preencheu um formulário e pronto, ele se tornara um participante do programa. Tudo começaram com um jogo de videogame que evoluiu para um programa, os participantes tinha um chip em suas mãos que ativavam suas armas (só era disponível bombas) e ajudava a descobrir a localização de outros competidores, quem retirasse morria e ao matar um competidor deveria juntar os chips, o primeiro que conseguisse 7 chips deveria ir para uma praia e um helicóptero o buscaria. Pode-se ver todo o tipo de competidores no local, desde crianças até idosos a pessoa só tinha que ser odiada o suficiente para estar lá, não importava se era por um bom motivo ou não. O anime já terminara com somente poucos episódios, porém, o mangá continua lançando mensalmente.
Deixando os animes/mangás e filmes de lado e passamos para um livro. O qual irei falar agora foi escrito no Japão, fizera muito sucesso entre os anos de 1999 e 2004, ainda é comentado e já foi até comparado em uma premiação dos Jogos Vorazes, o nome do livro é Battle Royale.
"Você mataria seu melhor amigo?"

Publicado em abril de 1999 e escrito por Koushun Takami, Battle Royale tornou-se no mesmo ano um dos romances mais vendidos do país, e no próximo ano teve uma produção cinematográfica igualmente popular. Basicamente, a história se passa em um futuro não muito distante, rebeldes fizeram o governo aceitar uma lei chamada ATO BR, que consiste em sortear uma classe de estudantes que contenha jovens entre 15 e 16 anos para serem levados a uma ilha chamada Okishina. Logo que o jogo começa dá para se ver o estado mental dos adolescentes, alguns querem somente sobreviver, outros fazem de tudo para ganhar e tem um personagem que sentiu gosto de matar. Cada personagem tem uma história incrível o que faz gostar cada vez mais de cada um e odiar os outros, mas infelizmente este é o tipo de obra em que qualquer um pode morrer, até mesmo o protagonista já que a história se concentra em mais de um (meu tipo de história favorita), e a maior diferença do Battle Royale para os outros, é ver aquelas pessoas que você conhece, que chamava de amiga, pessoas com qual você passou boa parte da sua vida, tentando te matar. É uma ótima obra e imperdível para quem gosta deste tipo de gênero, o livro será lançado pela editora globo este ano sendo a maior aposta de lançamento da mesma.
Um fato interessante é que o filme foi uma suposta referência à um caso de assassinato que ocorreu em 2004 no Japão, em que uma garota se interessou neste gênero de filme e depois de ficar trancada horas e horas vendo ele, ao ver um comentário na internet uma amiga de escola a chamando de gorda, a levou para uma sala de aula, tampou seus olhos alegando ser uma brincadeira e com um estilete a degolou a garota, depois toda suja de sangue voltou para a sala de aula. Quando presa um jornalista divulgou suas fotos e como ela aprecia em todas usando um casaco azul com o nome “Nevada” escrita nele, ficou conhecida como Nevada-tan.
Parece que ela mataria a melhor amiga!
Por enquanto estarei finalizando por aqui, infelizmente só conheço estas obras, mas se você conhece outras, por favor, compartilhem conosco nos comentários para podermos acessá-las também.
E como na abertura de Btoom!



“O jogo está apenas começando”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram