16 de abr. de 2014

[Book Tour] Resenha - Terras Metálicas

Olá,
   mais uma resenha e dessa vez é sobre o livro Terras Metálicas do autor Renato C. Nonato, pra quem não sabe a book tour do livro foi organizada pelo blog e eu fui a primeira a receber o livro, então vamos conhecer.

Terras Metálicas
Terras Metálicas
Renato C. Nonato
Editora: Novo Século
Páginas: 616
Ano: 2012
Minha avaliação: ♥♥♥

"A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo."


Resenha:

Como diz a sinopse, a última grande guerra tornou a Terra inabitável e os humanos se isolaram em uma atmosfera artificial, atmosfera essa que chamam de Esfera. 
Raquel nasceu e cresceu nessa Esfera e nela aprendeu como se comportar, ao mesmo tempo ouvindo algumas histórias sobre as Terras Verdes, ela acaba de se formar na Academia e conhece bem as divisões por isso sabe que quer se tornar uma Túnel.
Os problemas começam logo depois de sua formatura, Raquel descobre segredos sobre a Esfera que podem mudar a sua vida, além dessa preocupação a Facção se torna cada vez mais presente em sua vida e com isso ela sabe que precisa, com a ajuda de seus amigos, tentar reverter essa situação.

"Ela estava atônita diante da visão, o corpo em queda livre em Saturno, o parque temático da Esfera. Raquel rodou e rodou, dando mortais e piruetas sem sair do lugar, graças à grande corrente de ar na direção contrária. A sensação dava frio na barriga, atiçava a liberdade, e mais ... Sentia-se voando naquele céu artificial, como um peixe num oceano de pouca densidade. Era fácil entender por que voar foi uma coisa tão cobiçada por povos de eras passadas." (Pág 8)

Terras metálicas é um livro chamativo por ter um enredo bem original e durante a leitura fica claro que será difícil encontrar outra obra de enredo tão diferente, gostei muito de como Renato levou o livro até o fim, é imprevisível, quando você pensa que algo vai acontecer de uma forma o autor faz com você se surpreenda.
Os personagens são muito bons, eu pelo menos consegui gostar de vários deles, até mesmo os que não são as melhores pessoas, ou as mais confiáveis, mas não é possível definir seus preferidos até o fim do livro já que a cada momento algo novo acontece e por isso você pode amar um personagem em um capitulo e odiá-lo no próximo  
O livro é cheio de detalhes, mas nesse caso não é um grande problema, afinal é preciso conhecer a Esfera, seus personagens e os lugares para entender, sem esses detalhes seria extremamente confuso, porém o inicio acaba sendo devagar, tudo o que é preciso saber é dito logo no começo e a ação que se espera começa mesmo nas 200 páginas finais.

"Raquel se aprumou, era da Facção que Alastor estava falando. Jamais imaginara que um assunto como aquele fosse tratado em sua formatura." (Pág 335)

O livro é narrado em terceira pessoa e Raquel é nossa personagem principal, se querem ler romance esqueçam esse livro, um dos pontos que gostei foi esse, o livro não se perde em nenhum casal, foca no tema e o romance é bem pouco, culpamos isso também a pouca idade dos personagens.
Achei difícil me concentrar no livro por ter capítulos grandes e não estar acostumada, isso tornou a leitura um pouco cansativa e o livro ser grande ajudou nisso.

"As palavras de Ângelo se perderam diante da brisa que entrava pela passagem recém-aberta, embora não fosse o suficiente para nenhum deles atravessar, era suficiente para um vento morno envolver o ambiente há tanto lacrado. O grupo se encarou estupefato, nenhum deles jamais sentira uma brisa como aquela ..."

No geral é uma leitura que vale a pena, como já disse tem um enredo diferente, bons personagens e o escritor fez o que devia e o fez bem, esses pontos positivos superam os negativos e fazem com que o livro se torne muito bom.

Agradeço ao Renato por disponibilizar seu livro para a book tour e também a todos as blogueiras participantes, todas as resenhas serão divulgadas na fan page do blog.

Book Tour - Terras Metálicas

Espero que tenham gostado da resenha e que acompanhem a book tour, até logo.


Nos acompanhe:




9 comentários:

  1. Super curti sua resenha Carol, e não vejo a hora de poder conhecer um pouco mais da história e da escrita do autor.
    #ansiosa

    beijinhos da Lêeh

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/04/tag-book-jar-surpresa.html

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro! Gostei dos pontos que abordou e, livros grandes, para mim, são sempre bem-vindos, ainda mais nesse tema! Não vejo a hora de ler essa beleza *O*

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros grandes, mas às vezes é bem cansativo.

      Excluir
  3. Oi Carol!!

    Nossa, agora sim que eu estou mais ansiosa ainda para ler haha'
    Adorei sua resenha, viu?!

    Bjs,
    (geek-pop.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não leio livros assim, mas gostei muito da resenha, até me deu vontade de ler e conhecer essa história, que parece ser bem legal, quem sabe eu não leia mais para frente não é mesmo? *-*
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Gostei de sua resenha...
    mais confesso não mi agradou a historia nem um pouco não é meu estilo literário
    mais talvez daqui uns anos esteja procurando um livro tipo esse vai que eu leio ??? não sei acho difícil :D
    Mais só para confirmar sua resenha ficou legal *--* eu gostei só que eu não mi identifico com o estilo...

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita pra falar por amo/respiro toda e qualquer distopia que eu conheço...
    Adorei a sua resenha e como já conhecia o livro só reforçou minha opinião positiva sobre ele e minha vontade lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  7. Oh, meu Deus! Que coisa boa saber que o livro é tão bom quanto parece! Estou animada para que logo chegue a minha vez de lê-lo, flor! Obrigada pela oportunidade, mais uma vez.
    Acho que a principal característica deste livro que me deixou louca para tê-lo em mãos é ser "imprevisível", como você disse. *3* Isso é tão difícil hoje em dia…
    Beijo carinhoso, linda!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram