12 de jan. de 2015

Coluna do Té - Teoria: Tapa olho e as faces misteriosas.

Saudações, homo sápiens! Para estrear o retorno da Coluna do Té, hoje trago a vós alguns fatos e observações interessantes a respeito desses rostos o olhares muitas vezes desconhecidos. O post reunirá alguns animes, jogos clássicos e desenhos animados.

Algum tempo atrás eu estive pesquisando por novos animes, dando preferência aos mais macabros, e comecei a reparar algo de estranho. Quase todos os animes que eu assistia continham algum personagem com essa característica em comum: O tapa olho. Comecei a relembrar de todos os personagens com esse artefato e tentar encontrar algo que estivesse por trás disso. Reparei também que a maioria deles, após revelar seu "olhar oculto", seguiam a outro padrão: Olhos de cores diferentes.


Comecemos pelo clássico e muito conhecido Kakashi Hatake, do anime Naruto Shippuden.
Kakashi é conhecido como o criador da técnica que pode ser chamada de Raikiri ou Chidori, a qual muitos dizem ter sido utilizada pelo mesmo para "cortar" um relâmpago ao meio. Também é conhecido como o shinobi que copiou 1.000 técnicas, devido ao seu olho tapado, conhecido como Sharingan.
Este olho deveria somente pertencer a membros de um clã específico, o qual Kakashi não pertence. Apesar da razão já ter sido revelada, nota-se a quantidade de mistérios e teorias que envolvem Kakashi, bem como seu rosto, que até hoje nunca foi mostrado oficialmente.

Prosseguindo, temos Kakeru Satsuki, no anime 11 Eyes.
Kakeru não pertence a um universo incomum no anime, é apenas um estudante que gosta de locais menos tumultuados e usa um tapa olho por (supostamente) ter uma doença que da uma cor a cada um de seus olhos. Entretanto, quando começa a conhecer uma dimensão paralela, onde o céu tem um tom avermelhado e a Lua é negra, seu olho direito revela um atributo muito útil: A premonição.
Seu olho direito é na verdade conhecido como Olho de Aeon, e mostra a Kakeru os possíveis futuros, de acordo com seus futuros atos. Após sua morte, sua alma e memória, assim como a de todos os anteriores portadores dos olhos, terão de ser levadas junto aos olhos para o próximo portador.

O próximo personagem é o melhor e mais macabro da lista: Misaki Mei, do anime Another.
Mei é a personagem mais discreta do anime, que cria um mistério tamanho sobre ela mesma que chegam a pensar que ela não existe de verdade e é confundida com um espírito. De cor pálida e voz calma e suave, gosta de artes geralmente vistas como medonhas, como bonecos de expressão psicopata, e utiliza termos como "eu não odeio a chuva" para justificar seus atos. Somente ao sentir-se a vontade para estabelecer uma amizade com o protagonista, Mei revela seu outro olho.
Através dele, Mei consegue ver o que chama de "A Cor da Morte" em qualquer ser vivo, esteja ele em sua frente ou em uma fotografia. Quanto mais forte for a cor da morte na pessoa, mas próxima ela está de morrer. Por isso, Mei prefere manter esse olho tapado e deixar que as coisas sigam sua ordem, sem sua interferência para avisar quando alguém está à beira da morte.

A próxima, que eu demorei pra descobrir que é uma mulher: Mukuro, do clássico anime Yuyu Hakusho.
Mukuro, na verdade, não usa apenas um tapa olho, mas mantém toda a metade direita de seu corpo tapada. Foi vendida ainda criança para o mercado negro, como escrava sexual. Após derramar ácido em seu corpo, foi expulsa do castelo onde ficava.
Manteve suas augemas no corpo como símbolo de ódio e matou várias pessoas após seu abandono, tornando-se uma das maiores ameaças por onde passava.

Outro de um anime muito conhecido no Brasil é Hyoga, do anime Os Cavaleiros do Zodíaco.
Contudo, Hyoga seria uma excessão nesta lista, por ter perdido a visão do olho esquerdo durante a saga, tendo de usar uma faixa para tapa-lo. Hyoga foi originalmente exibido com seu dois olhos normais:
Mas convenhamos, tapar um olho deixa tudo bem mais legal.

Ainda há alguns personagens de anime cujo olho por trás de seu pano nunca foi mostrado, e temos como exemplo a velha Kaede, no anime Inuyasha;
King Brardley, do anime FullMetal Alchimist;
E, do mais recente anime (Pornografia pura) que conheci, Ryomou Shimei, de Ikkytousen.
Perdoem, mas essa foi a imagem mais decente que encontrei dela. Sério, pesquisa no Google. Vai entender do que eu falo.

Até agora, concluiria que, examinando os padrões vistos em cada personagem da lista, existe, sim, algo "por trás" (Não só literalmente, claro) desse tal de tapa olho. Quando verem um personagem de tapa olho, já podem tirar sua conclusão precipitada: Ele é f*da. O tapa olho nos animes tornou-se sinal de mistério a ser desvendado, de personagem de alguma maneira muito interessante e, na maioria dos casos, indispensável para o desenvolvimento da trama, mesmo que aparente um coadjuvante. Ver o que esconde um tapa olho significa também ver o que realmente é quem o sujeito que está atrás dele. E muitas vezes, esse olho escondido pode ser a chave para todo o enredo de um anime.

Muito bem, desvendamos o segredo do tapa olho nos animes. Mas se olharmos bem, também vamos encontra-los, por exemplo, em jogos eletrônicos. Um exemplo? O personagem Sagat, do jogo Street Fighter.
Se não me falha esse tão nostálgica memória, Sagat é um dos principais vilões de Street Fighter, e se não o principal, é pelo menos o mais carismático. Devemos isso ao tapa olho?
Kenshi, do jogo Mortal Kombat.
Admito, Kenshi sempre foi meu lutador favorito no jogo. Não, não era o Liu Kang e não, também não era o Goro. Talvez pelo fato de que Kenshi não usava um mero tapa olho. O fato de sua venda desabilitar totalmente sua visão talvez possa ser a razão de Kenshi, além de ótimo espadachim, ser também um dominador das artes psíquicas, podendo até levitar outros jogadores e estourar seus órgãos internos. Seguindo a lógica do tapa olho, talvez um equivalente a dois tapa olhos justifique minha escolha.

Conclusão: Sim, a teoria do tapa olho também vale para os jogos de video-game.


Agora volte para o título do post. Lembra das tais "Faces misteriosas" mencionadas? Pois então, chegou o momento de aniquilar infâncias. Se você ainda preza por sua memória dos bons tempos do antigo Cartoon Network e outros canais de televisão voltados para animações infantis, pare de ler agora. Mas se você sempre teve a curiosidade de desvendar os antigos mistérios dos desenhos animados, este é seu momento.

Lembra-se da Mommy Two Shoes, do desenho Tom e Jerry?
Mommy Two Shoes, como era chamada a dona do gato Tom, era a típica personagem que só aparecia do pescoço para baixo. Se assim como eu, você era uma criança curiosa (Lógico que sim, você era uma criança!), sempre teve a curiosidade de saber como é o rosto dessa tal mulher, certo?
Sem mais palavras a respeito.

E a Senhorita Belo, de As Meninas Super Poderosas?
Já sabem, né? A mulher cujo rosto supostamente nunca foi exibido. Errado. Em um episódio do desenho, durante um único frame (1/24 de segundo, quase imperceptível ao olho humano, mas nada que o botão de pausar não faça), eis o rosto.
Bonita, não?

E que criança suficientemente "Vida Loka" para conhece-lo nunca quis saber como é o rosto do menino Kenny, de South Park?
Pois esse nos deu várias brechas. Além de seu rosto, sua voz também é desconhecida, pois o gorro tapa sua boca. Mas durante o Filme do South Park, nos deparamos com a seguinte cena:
Sim, Kenny tira seu gorro quando vai para o inferno. E sim, Kenny tem cabelo. E mais recentemende, num especial que durou alguns episódios, todas as crianças de South Park viram super-heróis, e assim, Kenny usa uma máscara que permite que ele fale normalmente, revelando uma voz grave e adulta.
Ainda nesse especial, Kenny tira sua máscara, permitindo que vejamos novamente seu rosto.
Isso além de uma imagem aleatória que encontrei, mostrando uma versão em anime de South Park.
E assim comprovo: O rosto oculto de Kenny é equivalente aos olhos ocultos em um anime, o que o torna o tipo de personagem suficientemente misterioso para morrer em todos os episódios do desenho.

Ainda lhe resta um pouco de infância? Então não se assuste, pois o melhor foi deixado para o final.
Os Pais de A Vaca e O Frango.
Os únicos pais que vão além de ocultar apenas seu rosto, pois em todo o desenho, apenas suas pernas aparecem. O porquê disso? Vejam e tenham eternos pesadelos.
Barbaridade, caros leitores. Passamos nossas infâncias inteiras pensando ver apenas sua metade inferior, quando na verdade estávamos vendo seus corpos inteiros. (como será que eles... deixa.) Não acredita? Assista ao episódio No Smoking e veja as cenas finais.

Respirou? Acalmou? Muito bem, vamos acalmar os nervos finalizando o post com alguns cosplays que acabei me deparando durante a pesquisa de imagens e achei interessante que estivessem aqui.

Koede, de Inuyasha:
 Lamento minha avó não ser dessas.

Kakashi Hatake, de Naruto:
 Uma das fotos mais bem tiradas que já vi de um cosplayer.

Misaki Mei, de Another:


 Chega a ser mais macabro que as bonecas.

Ryomou Shimei, de Ikkitousen:

 Eu avisei.

Senhorita Belo, de As Meninas Super Poderodas:
Ao pé da letra.

Depois de tanto tagarelar no teclado, só desejo que tenham gostado do conteúdo, aguardem o primeiro post do Forninho daqui a duas semanas, aZeus a todos e até a próxima Coluna do Té!

-Té.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram