5 de dez de 2014

Começou: Maratona Literária #EuTôDeFérias



A Maratona Literária #EuTôDeFérias começou hoje e essa postagem é para informar isso e mostrar como fiz para escolher cada livro, durante essa maratona vocês vão poder saber como estão as leituras no instagram do blog (@blogpagina394), aqui serão feitas apenas as resenhas e algumas postagens caso seja preciso informar algo.

 Para escolher os 5 livros dessa primeira parte da maratona juntei vários nomes de livros em uma TBR Jar, porém não usei a mesma de sempre, nessa TBR Jar juntei apenas livros que já tinha em casa e que precisavam ser lidos, entre eles livros comprados no ano passado até livros da semana passada. Depois disso fiz o sorteio, quando terminado já tinha os 5 livros para serem lidos nessa parte da maratona, são eles:

- A Bibliotecária de Auschwitz;
- A Escolha;
- A garota que eu quero;
- Ele Está de Volta
- O Dom




 Apesar de já saber quais são os 5 livros, não sei a ordem de leitura, isso porque decidi juntar os papeis com os nomes dos livros e fazer o sorteio de ordem apenas quando terminar as leituras.
O primeiro livro sorteado foi A Bibliotecária de Auschwitz de Antonio G. Iturbe, o livro tem 367 páginas.

Curiosidade: Ao todo vou ler 1.476 páginas durante a maratona.





A Bibliotecária de Auschwitz


 Um emocionante romance baseado na história verídica de uma jovem checa, a bibliotecária do Bloco 31, de Auschitwz – Dita Dorachova - com quem o autor teve oportunidade de falar e que resgata do esquecimento uma das mais comoventes histórias de heroísmo cultural. Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável. O Bloco 31 tinha 500 crianças, e neste lugar onde os livros eram proibidos, a jovem Dita escondia todas as noites os frágeis oito volumes da biblioteca mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu. No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias». Um livro diferente de tudo o que já leu sobre o Holocausto e de que poucos têm conhecimento. Pela primeira vez ficamos a saber da existência de livros num campo de extermínio. Minuciosamente documentado, e tendo como base o testemunho de Dita Dorachova, a jovem bibliotecária checa do Bloco 31, este livro conta a história inacreditável, mas verídica, de uma jovem de 14 anos que arriscou a vida para manter viva a magia dos livro, ao esconder dos nazis durante anos a sua pequena biblioteca, de apenas oito volumes, no campo de extermínio de Auschwitz. Este livro é uma homenagem a Dita, com quem o autor tanto aprendeu, e à memória e valentia de Fredy Hirsh, o infatigável instrutor judeu do Bloco 31 que criou em segredo uma pequena escola e uma ainda mais minúscula biblioteca, apenas com oito livros.




E então, ai estão os livros, começou leitores! Como já avisei quem quiser acompanhar o andamento das leituras, quiser ler frases e trechos é só acompanhar o instagram do blog, mas se você não tem instagram ésó ficar de olha na nossa fan page no facebook. 
Comentem e sigam blog!




Nos acompanhe:





Instagram: @blogpagina394
E-mail: pag394@outlook.com

2 comentários:

  1. Legal! Gostei do desafio! Ótimas escolhas! Abraço!
    caixinhadadea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quer saber, vou participar também! Acabei todos os desafios propostos para 2014 e simplesmente não consigo ficar sem ler!!! Vou postar no meu blog, espia lá...

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram