13 de mai. de 2015

Resenha | O Sumiço de Beatriz



O Sumiço de BeatrizO Sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo
Ano de 2014, 340 páginas
Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém,antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo muito além do que ele poderia imaginar.


Resenha


Em O Sumiço de Beatriz, conhecemos Beatriz, uma artista, figurinista e maquiadora. Desde a infância, com sua tia Giselda, gostava de trabalhar com tecidos. Quando adulta foi premiada por seus figurinos e efeitos especiais em cinema e teatro. Seu talento trouxe fama, mas também a levou para uma perigosa intriga militar.

Conhecemos também Tomaz, chef do Tradicional Café e amigo de infância de Beatriz. Afastado da amiga por causa das viagens que ela devia fazer a trabalho, recebe uma mensagem curta e misteriosa. Ansioso pelo reencontro, Tomaz espera por Beatriz, mas o que ele não esperava é que esse encontro seria conturbado e que após poucas palavras trocadas, teria que sair em uma busca por Beatriz.

"Enquanto andava em direção ao estacionamento, por um momento, sentiu um vazio. Fazia algum tempo que estava naquela cidade e até agora não havia conseguido o que queria, deixando-o desesperançoso."

Os primeiros capítulos do livro conseguem ser turbulentos e nesse momento sua atenção precisa ser máxima, você precisa entender e conseguir acompanhar essa primeira parte ou acaba perdendo o fio da meada e a parir daí nem vale a pena seguir, é melhor voltar e reler. Esse não é um desses livros que se consegue definir rapidamente ou em poucas palavras, ele tem uma trama forte e escrita detalhada. Durante a leitura você vai suspeitar e ficar cheio de duvidas, então esqueça a simplicidade, nada é simples nesse livro porque é tudo muito intenso.

Os personagens são muito bem trabalhados, mas não pense que isso vai te levar a saber quem eles são logo de cara, todos os personagens entram para sua lista negra até que provem não serem merecedores de suspeita. A escritora trabalha com o nosso país, mais um ponto positivo, mesmo que envolva outros países a história se passa aqui do inicio ao fim. Algo raro até mesmo entre escritores nacionais.

O ponto alto do livro é o enredo e a reflexão deixada pela autora é super valida. Os vilões são temíveis por serem pessoas que em teoria deviam proteger. A escritora deixa para o leitor a reflexão sobre as consequências da corrupção.

Não é preciso ir muito longe no livro para entender o título, ele faz sentido em poucas páginas já que a história é sobre a procura de Tomaz por Beatriz. Tomaz aliás, é um personagem que adorei, ele é normal, não está ali para proteger de todos os perigos, mas é corajoso e determinado. Aúnica coisa que ele quer é encontrar Beatriz.

Esse é um desses livros que existem para mostrar que a literatura brasileira está cada dia melhor e que não vive só de romances. A escritora é ótima e faz da leitura algo fácil, apesar de não tão fluida, como disse atenção é indispensável.

Se tenho que apontar um ponto negativo para justificar minha nota quatro, aponto o discurso direto. Muitas vezes os personagens falam em voz alta e isso me incomodou um pouco, mas nada que deixe o livro muito ruim.



E é isso tudo. Espero que tenham se interessado pelo livro, eu prometo que não vão se arrepender caso decidam ler. Não esqueçam de deixa sua resposta na perguntinha que está na lateral do blog, só pra dar aquela ajudinha e até logo, Terráqueos!




Nos acompanhe:




Instagram: @blogpagina394
E-mail: pag394@outlook.com

2 comentários:

  1. Estava curiosa a respeito desse livro, e sua resenha contribuiu para que eu queira ler :)
    Parabéns pelo texto e parabéns para a autora tb :)

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!
    Quero agradecer a Carol Ruel pela parceria com o blog e por suas impressões da obra O Sumiço de Beatriz! Gostei das suas dicas e principalmente quando disse que ele tem ser lido com atenção, pois tem algumas passagens intensas que podem passar despercebidas. É uma grande dica para os futuros leitores que pretendem ler a obra. ;)
    Parabéns pelo blog, pela resenha e desejo grandes parcerias com obras nacionais, e que assim seja mais difundida no Brasil.

    Quero aproveitar para avisar que o Livro impresso está acabando!
    O Sumiço de Beatriz autografado + marcadores está em Promoção por apenas R$ 20,37.

    Saiba mais sobre a obra, como booktrailer, quotes, ler os primeiros capítulos gratuitamente, além de participarem de sorteios, convido a conhecer a fanpage O Sumiço de Beatriz e acompanhar as postagens.

    https://www.facebook.com/OSumicodeBeatriz

    carolinamatsuo.wix.com/autora

    Obrigada!
    Bjo, bjo

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram