25 de ago. de 2019

13 Séries para substituir 13 Reasons Why


13 Reasons Why é, sem dúvidas, uma série rodeada de polêmicas e que se sustenta a partir delas, desde sua primeira temporada retratando assuntos importantes, como bullying, estupro e suicídio,  entre outros, mas também sendo acusada por sua irresponsabilidade ao tratar de certos assuntos, por exemplo, ao recriar explicitamente um suicídio, tratar o caminho da personagem principal tendo como único fim o suicídio e mostrando um dos alunos agindo de uma forma não recomendada em uma tentativa de massacre na escola, isso sem contar cenas de estupro difíceis de assistir.

Se você, assim como eu, optou por não continuar assistindo a série ou ainda fica meio dividido, já que mesmo com os problemas a série ainda fala sobre assuntos importantes, hoje eu trouxe 13 opções de séries que podem substituir essa de alguma forma e que você pode assistir na Netflix mesmo, então vem comigo pra pegar essas dicas.


The OA


Se você gosta de 13 Reasons Why pelo mistério que ela deixa no fim de cada episódio e pelo poder que ela tem de instigar o espectador a continuar assistindo sua história, aqui está uma série que vai te instigar ainda mais. Infelizmente, cancelada pela Netflix recentemente, The OA é de dar nó na cabeça de qualquer um, mas a gente continua movido pela força do ódio que se sente ao terminar um episódio com ainda mais perguntas, é claro que a série é adequada para os que não ligam de terminar sem respostas e com milhões de perguntas, mas apesar do cancelamento deixo aqui minha dica.

The End of The F***ing World


Já se você curte o protagonismo adolescente, aqui vai outra dica, The End of The F***ing World traz dois adolescentes cheios de traumas que fogem em uma viagem nonsense, mas apesar dessa rápida explicação ser bem rasa, a série conta com assuntos importantes em sua trama. Alyssa, por exemplo, foge de casa por sofrer constantes abusos de cunho sexual por parte do padrasto, James precisa lidar com o suicídio de sua mãe e, além disso, a série tem como questão muito central as figuras materna e paterna e como essas figuras tem influência na construção do trauma de cada um dos personagens.


Olhos que Condenam


Cinco adolescentes do Harlem são acusados injustamente de um estupro. Uma minissérie baseada em fatos reais que acompanha esses adolescentes e destrincha, com o passar de seus episódios, um dos maiores erros dos sistema judiciário norte-americano. Se você acha 13 Reasons Why uma série difícil de assistir e gosta desses tapas na cara, aqui está um soco no estômago mais que necessário em forma de série e que talvez valha muito mais a pena.


Orange is the New Black


Com mais leveza, Orange is the New Black também conta com muitos assuntos importantes em suas sete temporadas, com tantos episódios e muitos personagens a série toca em feridas se aproveitando da dramédia para não deixar o clima tão pesado. A série nos mostra as detentas de Litchfield, seus dias, as dificuldades de se estar em um sistema carcerário sem o menor cuidado com o ser humano e nos conta como essas personagens foram parar nesse lugar.

Vis a Vis


Na mesma vibe de sistema carcerário que Orange is the New Black, Vis a Vis aborda mais assuntos importantes enquanto acompanha sua protagonista tentando se provar inocente. Homossexualidade, assédio, aborto, assassinato, drogas, expectativa de vida da detentas, são só alguns dos assuntos abordados na série, ou seja, vale muito a pena.


Jessica Jones


Ok, aqui entramos nas séries de heróis, mas Jessica Jones não é só isso, certo? Enquanto acompanhamos Jessica também temos na trama assuntos como trauma, violência, manipulação, abuso físico e psicológico, além de uma mulher tentando ser o mais forte possível lidando com seus demônios, tudo isso enquanto chuta bundas de vilões.


The Sinner


The Sinner pode até parecer mais uma série sobre investigação criminal, mas tem muito mais nela pra ser descoberto. Além de assuntos importantes em cada temporada, ela traz histórias intrigantes e te leva a uma maratona fácil, se com 13 Reasons Why você já assistiu sem parar, pode ter certeza que The Sinner te tranca no quarto e não deixa sair até terminar.

Sex Education


Mais uma série que de forma muito mais leve e correta vai abordar a juventude, seus problemas e assuntos importantes. Sexualidade, aborto, sororidade feminina, educação sexual nas escolas, comunicação, solidão, autoestima, diversidade e, até mesmo, masturbação, tudo isso com a responsabilidade que se deve e sem ferir a nenhum de seus expectadores.


Sense8


Mais uma cancelada pela Netflix, porém finalizada amém, Sense8 tem como maior ponto para estar nessa lista tratar da diversidade e respeito, são várias sexualidades, etnias, culturas, lugares para se retratar e ensinar, enquanto conta sua história, que o respeito as diferenças e pensar no próximo são coisas muito importantes e que deviam ser cada vez mais um assunto a se abordar.


Brooklyn 99


Se o seu caso é de alguém que gosta de rir, mas também de falar sobre assuntos importantes, aqui está uma série pra você. Brooklyn 99 se passa em um cenário totalmente inesperado para uma série de comédia, uma delegacia de polícia, e também nesse cenário não se esperaria um capitão negro e homossexual, ou que além disso assuntos como abandono parental e companheirismo feminino fossem abordados, além de várias tiradas feministas durante toda a série, ou seja, uma série necessária pra qualquer um.

Dear White People


Seria cansativo ter que repetir aqui o quanto essa série toca em pontos importantes, são muitos dedos em feridas abertas e pode ter certeza que dói, mas são dores necessárias. Tem politica envolvida, toca no desrespeito vivido sempre e o racismo nosso de cada dia jogado na nossa cara. Tudo em um tom que mais parece ironia, mas muito bem feito.


Atypical


Mais uma série com temas importantes aqui na lista. Nessa, a gente acompanha um adolescente com traços autistas que resolve arrumar uma namorada, mas além disso tem muito de busca por independência e autodescoberta em toda sua trama. Por ser um assunto pouco falado e talvez que prestemos muito menos atenção, é uma série indispensável e que merece muito carinho da nossa parte.


One Day at a Time


Por último, mas com toda certeza não menos importante, a brilhante One Day at a Time. Apesar de ser comédia e muito diferente de 13 Reasons Why, essa pode ser uma das obras que servem de exemplo quando falamos de responsabilidade enquanto se trata de assuntos importantes em séries. Todos os episódios de ODAAT tem um assunto importante e indispensável em sua trama, são tantos que seriam difíceis de enumerar aqui, eles passam por homossexualidade, depressão, drogas, preconceito, religião e isso é só o começo. A série foi cancelada pela Netflix em sua terceira temporada, mas resgatada pelo Pop TV, um canal pequeno, graças aos pedidos dos fãs, então se existe uma série que eu recomendo sem nenhuma ressalva é essa aqui, se joga em One Day at a Time e se deixa levar.
Então é isso, chegamos ao fim das dicas de hoje. Deixo bem claro que meu objetivo aqui não é convencer ninguém a parar de assistir a série ou dizer que ela é ruim, a grande questão é se você deve ou não assistir de acordo com sua vivências, se essa série será ou não um gatilho pra você ou se ela seria algo agradável de assistir e caso não seja, temos todas essas outras séries incríveis para aproveitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram