14 de out. de 2014

Então leitor, você apoia a blogosfera literária?


Olá, volto hoje com o Então leitor e pra quem não lembra vou explicar: O Então leitor serve para desafiar, criar debate ou simplesmente deixar um grande ponto de interrogação, os assuntos tratados são sempre ligados aos livros, literatura e esse nosso mundinho de leitor. O assunto de hoje é a blogosfera literária e o apoio que os leitores nos dão, ou não.


Bom, nos últimos dias coloquei em dia minhas leituras, mas dessa vez não foram livros os meus alvos e sim os blogs, porém me assustou o número de blogs sem novos posts há meses ou que simplesmente não existiam mais, até mesmo blogs que começaram na mesma época em que eu comecei o Página 394 já não estavam mais tendo novo conteúdo.

Depois disso só podia me perguntar: O que fez com que esses blogueiros desistissem? As respostas podem ser muitas, afinal eu mesma já tive dias em que pensei em acabar com o blog e só curtir tudo o que outros blogs podiam me proporcionar.

Blogs, não só os literários, tomam tempo, exigem de nossa imaginação e nossa paciência e nem sempre são fáceis de manter, mas principalmente, nós queremos retorno, queremos leitores, comentários, seguidores, qualquer interação pode fazer a diferença. É claro que nenhum blog será o melhor para todos, alguns vão amar, outros nem tanto, mas um comentário educado mostrando onde estamos errando pode ajudar muito.

Acho que quem cria um blog, além de gostar desse mundo da blogosfera, quer mostrar para as pessoas o que acha bom e aquilo que em sua opinião devia ser compartilhado com o mundo, então se pergunte quantas pessoas começaram a ler depois de uma rápida visita aos blogs, quantos ainda podem se interessar por um livro após ler uma boa resenha, quanta diferença podemos fazer.

Os blogs literários são importantes. Editoras usam as parcerias para divulgar seus livros, leitores conhecem novos livros em todas as visitas que fazem, autores nacionais e internacionais ganham uma grande divulgação e nós, blogueiros, adoramos o que fazemos e as vezes um bom comentário.

Esses blogs podem ter chegado ao fim por vários outros motivos, mas talvez com mais apoio eles tivessem continuado ativos e crescendo, por isso  a pergunta que eu faço no post de hoje é:

Então leitor, você apoia a blogosfera literária?

Responda a pergunta se tiver um tempo, vou adorar seu comentário.




Nos acompanhe:



Instagram: @blogpagina394
E-mail: pag394@outlook.com



2 comentários:

  1. Olá :)
    Eu passei a colaborar em um blog há alguns meses e realmente gostei, mas como é um blog pequeno, não temos muito retorno e tal. Isso é bem chato por um lado, porque perde-se o ânimo de continuar a blogar se não há repercussão pelo nosso trabalho, afinal, estamos dedicando um bom tempo ao blog. Contudo, eu tenho que confessar que antes de começar com este blog eu não costumava visitar muitos blogs, o que acaba contradizendo o meu sentimento de cobrança frente aos leitores, já que eu quero que eles visitem meu blog mas antes eu também não visitaria um blog.
    Mas sei lá, o que eu acabo percebendo é que muitos dos comentários nem valem a pena, não acrescentam em nada o conteúdo da postagem; são mais apenas para deixar o link do blog do comentarista no final. Isso é triste, é uma alienação do blogueiros. Seria tão mais incentivador se as pessoas optassem por serem mais "gentis" e participativas. O blog não é dinheiro, visualizações, ele deveria ser mais para cultivar amizades, relações. Mas essa é uma postura que as pessoas adotam para suas próprias vidas, então acaba sendo natural que elas ajam assim frente a blogosfera.
    Enfim, eu realmente me comprometi em escrever algo grande e "talvez" profundo, como você pediu. Adorei fazer esta reflexão sobre a blogosfera, obrigada :)

    Aproveitando, o blog que eu colaboro é leitoresforever.blogspot.com.br . Se alguém quiser visitá-lo para realmente contribuir em algo, seja bem vindo :)

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram