15 de dez. de 2015

Coluna do Té - O "Antes e depois" dos vídeos nerds | Especial #1

Saudações, homo sápiens! Peço perdão pelo pequeno sumiço no blog, não postei no mês passado e demorei pra postar neste, mas isso será compensado agora mesmo, pois este mês teremos pelo menos três posts da Coluna do Té, como compensação pela ausência de conteúdo. Hoje o tema é "O antes e depois das produções audiovisuais com temas nerds".


Com os frequentes lançamentos de tecnologias audiovisuais, já é comum que praticamente nada do que vemos nos filmes seja real. Fogo, sangue, coisas sobrenaturais e até mesmo biomas ou multidões de pessoas e outros animais são sempre adicionadas na edição, enquanto os atores interpretam seus papéis no meio de chroma keys (aquele fundinho verde, manja?) e precisam imaginar tudo que não está realmente acontecendo. Isso é algo que muitas vezes incomoda alguns profissionais e amadores da área.

Mas a equipe do Corridor Digital é daquelas que gosta de se divertir produzindo e sempre encontra maneiras criativas de fazer seus vídeos, mesmo que isso também vá exigir muitos efeitos e composições para ter um resultado final. Em seu canal secundário, o Samandniko, entre alguns bastidores, tutoriais e vídeos explicativos, a equipe posta vídeos de "Antes e depois", pondo a versão inicial e a final de seus vídeos, para que os fãs interessados saibam como aquilo tudo foi feito e o quanto daquilo é real: Figurino, cenário, maquiagem, objetos reais e editados, entre outras coisas possíveis. Como os vídeos são bem curtinhos, selecionei três deles pra trazer ao blog. Segue a lista!

1) The Glitch

Além, claro, da correção de cor, o vídeo brinca muito deformando elementos do cenário e misturando cenas gravadas com e sem chroma key, mas todas gravadas no mesmo ambiente, sem intercalar cenas de dentro e fora de algum estúdio de filmagem. Reparem que nada é modificado nos figurinos e, pelo menos até que necessário, no cenário. Inclusive coisas que se imagina que não eram do mesmo jeito na realidade, como objetos grandes e incomuns. Ainda assim, a edição não perde o crédito pela qualidade do resultado final.


2) Ultimate Gun Game

Este, protagonizado por dois adversários em um jogo de armas, foi todo gravado com GoPro (Aquela câmera minúscula e fofa que usam nos capacetes e pranchas de surf), encaixada no peito dos atores, que estavam sempre acompanhados de alguém por trás, pegando as armas de suas mãos e dando outras (que são todas reais), para dar aquela impressão de troca rápida que os jogos costumam ter. Na edição, todos os tiros, magias e explosões são colocados, além de algumas coisas que não poderiam ser feitas na filmagem, mas coisas como quedas altas, por exemplo, são reais, e não editadas.


3) Super Heroes VS Game Heroes

Neste, a primeira informação "chocante" é o cenário ser real na primeira cena. Alguns objetos que poderiam ser criados do zero para flutuar são filmados com algum suporte os manipulando, para esse depois ser apagado do vídeo. Em alguns momentos, as cenas são gravadas sem alguns objetos, mas eles tornam a estar presentes na gravação assim que possível. Esse acabou exigindo muita composição de cenário e efeitos de combate, apesar dos figurinos e objetos serem todos reais, e a mistura deu isso como resultado.


Estes foram os selecionados, caso queiram ver mais vídeos dessa galera, é só clicar aqui pra ir direto pro canal oficial, ou aqui pra ir pro secundário. Espero ter conseguido compartilhar o que conheço da área com vocês, aZeus a todos e até muito breve! Este mês tem mais.


-Té.

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram