21 de abr. de 2016

Resenha | A Noiva Fantasma




A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma
Yangsze Choo | DarkSide Books
360 páginas | Ano de 2015







Comecei o livro sem saber muito sobre a história do livro, mas sabia que a obra me levaria para uma outra cultura, com a qual não estou familiarizada, por isso esperava ser levada para algo totalmente diferente da minha realidade e A Noiva Fantasma conseguiu cumprir qualquer expectativa que tinha.

O romance de estreia de Yangze Choo nos apresenta Li Lan, uma jovem de boa educação e cultura que vive em 1893. Sua mãe morreu quando ela ainda era jovem e seu pai passou a viver seu luto de forma a não dar nenhuma perspectiva a sua filha, principalmente por estar praticamente decretando falência.

As coisas não poderiam piorar quando a família rica de Liam Tian Ching pede que Li seja a noiva e esposa de seu herdeiro, porém Liam está morto e isso faria de Li uma noiva fantasma, uma pratica rara e estranha mesmo em 1893 e Li Lan não quer um casamento dessa forma, apesar de essa ser uma possível salvação para sua família, ela recusa e não demora para que Liam comece a perturbar seus sonhos.


A Noiva Fantasma foi mais uma surpresa entre tantas que ando tendo em termos de leitura nesse ano. Como disse, não sabia o que esperar do livro quando iniciei a leitura mas sabia que queria uma boa aventura - para não dizer imersão - na cultura que a autora propõe nos apresentar e devo dizer que Yangsze Choo não só nos apresenta muito bem essa cultura como usa e abusa de elementos culturais da Malásia para a construção de seu romance.

Além disso, seria impossível compreender tão bem sobre os casamentos fantasmas se a escritora não fizesse muito bem seu trabalho. Não somos apenas jogados em uma situação em que uma mulher recebe a proposta de se casar com um homem que já morreu, nos é explicado porque a família achava ser necessário que esse casamento acontecesse e porque na cultura asiática acreditavam que isso seria algo possível e aceitável.

A parte sobrenatural do livro é fantástica e, apesar desse não ser um livro de terror ou que o envolva, chegamos a sentir arrepios com algumas situações descritas no livro. Sempre com uma escrita calma porém instigante, esse é um livro que lemos com um pé atrás, sempre esperando que algo aconteça.


Como ponto negativo deixo o aviso de que será acendida a chama de um romance no livro, pelo qual é possível começar a torcer, mas o romance não vai pra frente. Não que fosse necessária a continuação desse romance para que o livro seja uma grande leitura, mas em alguns momentos é possível sentir como se a escritora tivesse o iniciado, depois de um tempo tivesse desistido e apenas o deixou lá no inicio.

O final do livro traz um desfecho surpreendente e inimaginável durante todo o livro, um desfecho que não teria acontecido sem o amadurecimento de Li Lan, afinal é possível perceber que se Li ainda fosse a menina que conhecemos no inicio da obra o final não poderia ser esse.



A Noiva Fantasma é incrível. Uma escrita simples, uma história rica e uma grande viagem por uma cultura diferente, a obra é dessas que não sai da sua cabeça mesmo quando não está lendo e que vocês vai correr para recomendar ao terminar.




E essa é a resenha de hoje, pessoinhas. Espero que tenham gostado da resenha e que procuram pelo livro, garanto que será uma ótima leitura. Não deixem de nos acompanhar nas redes sociais, elas tem um conteúdo diferente da do blog e é possível saber assim que sai post novo por aqui,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram