7 de abr. de 2017

13 Reasons Why | Série, livro e segunda temporada


TEM MUITO SPOILER AQUI, SÉRIO

31 de março de 2017, desde esse dia temos uma série tomando conta de todas as contas da netflix, fazendo sucesso e subindo hashtags no twitter e ganhando espaço entre os seriadores, 13 reasons why (Os 13 porquês, no Brasil) ta fazendo o maior sucesso.

A série conta a história de Hannah e de como uma sucessão de acontecimentos a levaram ao suicídio, antes de sua morte Hannah Baker grava fitas para cada um dos motivos que a fizeram chegar a esse ponto e as fitas são passadas de pessoa em pessoa até chegarem em Clay, amigo de Hannah, que acompanhamos enquanto ouve as fitas.

Enquanto muitos já começavam sua maratona no dia em que a série foi lançada passei o dia remoendo meu medo, desde a primeira vez em que li o livro já existia a possibilidade de um filme e eu só conseguia pensar em como um livro tão bom, com temas tão importantes e uma formula tão diferente poderia virar qualquer outra coisa e continuar sendo tudo o que é.


Livro e série, quais são as diferenças?


Ambos, livro e série tem a mesma trama e pontos muito parecidos ou exatamente iguais, mas também existem muitos pontos divergentes e que fazem com que seja importante e uma boa experiência ler o livro e assistir a série, talvez por ter pessoas que leram o livro e até mesmo são fãs da obra em sua produção (Selena Gomez, pois é) a série conseguiu mudar apenas o que era preciso e não deixar tanto dos livros de fora.

Mais rápido, Clay.

Uma grande mudança é a velocidade com que Clay ouve as 13 fitas de Hannah, enquanto no livro ele é rapidinho e ouve em apenas uma noite, na série o medo de saber o que ele fez e a forma como Hannah se faz presente nas fitas o leva a demorar dias (Clay, querido, essa demora virou até meme), mas vamos lá, como eles fariam mais de um episódio se passando em apenas uma noite, só Clay, sua bicicleta e as lembranças de Hannah? Um pouco difícil, não é mesmo?

Personagens ganharam espaço.

No livro não temos a opinião das pessoas que estão nas fitas de Hannah, não sabemos como eles são além da visão da personagem principal, já na série eles ganham espaço, tentam esconder seus erros e alguns até nos fazem odiá-los com mais vontade (Pois é, Bryce, como se fosse possível).

A série se adapta a temas atuais.

Ok, talvez dez anos atrás (quando o livro foi lançado) esses também fossem temas atuais, mas muita coisa mudou desde então, a série introduz o cyberbullying e as redes sociais de forma muito bem-sucedida, além disso dois personagens sofreram modificações para a série, enquanto no livro Courtney e Tony (preferido mesmo) são heterossexuais, na série Courtney tem dificuldade em aceitar sua sexualidade e Tony tem um namorado.

Alguns personagens aparecem MUITO mais na série.

Na série os pais de Hannah além de aparecerem, nos mostram todo o seu sofrimento e resolvem processar a escola, mexendo com o caminho que a série leva, já Tony que nos livros é bem apagado e aparece praticamente apenas para dar um apoio a Clay em sua fita, na série ele é uma figura muito mais presente e importante.

A adaptação mostra muito mais.

No livro a pessoa que morre em um acidente de carro depois da festa de Jessica era apenas mais um rosto da escola de Clay, já na série Jeff aparece um pouco mais e parece ser um bom amigo do personagem. Quanto ao estupro, na série ele é muito mais explícito que no livro, lembro de ter imaginado apenas mãos e um olhar se afastando da cena enquanto lia, na adaptação as cenas acabam sendo difíceis de assistir.

O Suicídio de Hannah.

Enquanto no livro Hannah se mata com overdose de medicamentos, na adaptação ela corta os pulsos dentro de uma banheira, cena aliás que acompanha as cenas de estupro na dificuldade de assistir e nos leva a pensar mais ainda nos motivos de Hannah e em como isso é real.


Segunda Temporada. Teremos? Como pode ser?


Se ta todo mundo assistindo, ta todo mundo falando de uma segunda temporada, seja pra pedir por ela ou pra esperar que ela não exista. Confesso que estou dividida, não sei se precisamos de uma segunda temporada, sem as fitas, sem Hannah, sem os motivos e a intensidade dessa primeira, mas a verdade é que se for bem feita e responder perguntas que ficaram desse final de temporada, vale muito a pena.

Afinal, o que aconteceu depois? Eu sei, eu sei "use sua imaginação, faça seu próprio depois", mas a verdade é que a gente trabalha é com respostas e se você acha que não tem o que responder, tem sim, ta?

Sem livro para adaptar, mas com janelas abertas eles poderiam, por exemplo, nos responder o que acontece com Alex, no último episódio descobrimos que ele é o menino de 17 anos ferido com uma bala na cabeça do fim do episódio 12, porém sabemos que ele está ferido e foi levado para o hospital, mas não sabemos se ele sobreviveu.

E Tyler? No final da temporada o fotógrafo da escola/stalker parece planejar algo, uma vingança talvez e acaba por tirar a foto de Alex de seu varal de fotos, onde parece selecionar seus alvos, será que ele seguirá com esses planos? Ou será que ele já iniciou sua vingança com Alex e seu suposto suicídio?

Jessica vai contar pra alguém o que aconteceu com ela? 13 reasons why deixa parecer que sim, mas será que Bryce realmente vai pagar pelas coisas horríveis que fez ou vai se livrar (por enquanto) dessa com a ajuda dos "amigos" e o dinheiro de seus pais? 

O que os pais de Hannah farão agora que tem as gravações que sua filha deixou? O que acontece com Clay, Tony e todos os outros tantos personagens? Tem muita coisa pra responder e uma linha tênue entre fazer algo muito bem feito e estragar a história a partir daqui.


Enfim, queridinhos, é isso tudo ai. Tem muita coisa pra falar dessa série, mas tentei resumir tudo aqui, é claro que ela ainda vai aparecer mais algumas vezes por aqui, já que tem dado muito o que falar. Vem mais coisa por ai, então segue o blog, curte nossa página, twitter, instagram e aguardem que as novidades chegam logo.

Um comentário:

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram